Portões Basculantes
Ser acionado por um botão encontrado em um controle remoto para abertura do portão de garagem basculante representa a primeira e principal distinção entre o portões automático basculante e o portão manual de mesma configuração. Além de poder ser constituído por ferro ou alumínio galvanizado, este portão possui um método de acionamento vertical. Isto é, suas aberturas e fechamentos são baseadas na elevação ou na compressão da folha do portão em si.
Portões Deslizantes
Os portões deslizantes são também conhecidos como portões de correr. Seu sistema de funcionamento ocorre por deslocamento lateral, a partir de roldanas (rodinhas) na parte inferior sobre trilhos (simples ou duplos), sendo guiados pela parte superior, ou vice-versa. Também podendo ser um portão automatico deslizante.
Portões Pivotantes
De forma absolutamente simplista, o portão pivotante poderia ser representado como um equipamento que possui duas folhas em suas estruturas originais e que, de quebra, também pode ser categorizado como automático ou manual. No entanto, suas características extrapolam toda e qualquer simplicidade. O primeiro e principal dado que sustenta essa teoria pode ser justificado pelo fato de que, na maciça maioria das vezes, esses portões são fabricados com ferro ou alumínio galvanizado – ambas matérias-primas que conferem uma resistência inigualável para o equipamento em si.
Portões Articulados
Geralmente o Portão Articulado é indicado para grandes espaços, onde seria inviável movimentar uma peça inteira para abrir ou fechar o portão, no caso de portões basculantes, por exemplo, a articulação é utilizada para abrir e fechar espaços muito altos, é muito comum a aplicação na indústria, onde é preciso promover o acesso de caminhões, tratores ou outros veículos muito altos.